O que é Taxa de Rejeição (Bounce Rate) e por que isso é importante para o site sua empresa
Ter um bom posicionamento no Google é importante para se destacar, conseguir mais visibilidade para seu site e, consequentemente, mais vendas. Por isso, é importante realizar um bom trabalho no tráfego orgânico da sua empresa.
Então, por que o Bounce Rate (Taxa de Rejeição) pode afetar o posicionamento do site da sua empresa no Google? É o que você confere no artigo a seguir.
O que é bounce rate?
Bounce rate é a taxa de rejeição de um site. Isso quer dizer que uma pessoa acessou um determinado site e fechou logo em seguida, sem nenhuma interação ou interesse em outra área do site.
Esse comportamento pode acontecer de diferentes formas, como: fechar a página imediatamente; ao clicar rapidamente em outro link no site, digitar um novo endereço, fechar a página e, até mesmo, ficar um tempo inativo no site (30 minutos é o padrão de análise do Google Analytics).
Taxa de rejeição alta é um problema?
Quanto maior a taxa de rejeição, menor é a interação com o site. Essa é uma métrica que pode prejudicar o seu site no Google, mas é preciso investigar o que há por trás dessa rejeição alta no site. Como, por exemplo, pode ser um design mal estruturado, imagens que não carregam, informações demais e sem utilidade para os usuários, entre outros.
No entanto, vale ressaltar que é preciso analisar cada página do site, pois cada página tem sua função dentro do site. A depender da função, algumas páginas vão ter muito mais volume que outras. A depender da informação dentro da página, ela pode direcionar o usuário para outro conteúdo e atingir o objetivo que a página foi destinada.
Afinal, a taxa de rejeição prejudica o posicionamento do site no Google?
A resposta definitiva é não. Isso não afeta na posição no Google, mas pode prejudicar o seu negócio a depender de qual seja o objetivo em cada página do site.
Por isso, é importante que você fique atento e analise seu site por completo a fim de proporcionar uma melhor experiência para o usuário e atingir seus objetivos nos meios digitais.
Mas, como a taxa de rejeição pode afetar minha empresa?
Como já citado, você precisa definir seus objetivos para alinhar com sua estratégia nos meios digitais e conseguir bons resultados. Então, a depender de qual página seja do seu site, isso pode prejudicar ou não a sua empresa.
Vejamos:
Se for uma página de contato e o objetivo for levar seu usuário para um atendimento em outro destino, então a taxa de rejeição tende a ser alta já que o usuário permanece pouco tempo na página. E se tiver um bom número neste atendimento, então seu objetivo foi alcançado com sucesso.
No entanto, se seu objetivo for ter uma página com várias informações onde o usuário precisa ter um tempo maior na página e a taxa de rejeição for alta, é preciso investigar porque o usuário não permanece na página o tempo suficiente.
Além desses exemplos, é sempre importante fazer uma análise nessas taxas de rejeição e onde acontecem para ter uma uma melhor visão do comportamento do usuário e se isso prejudica ou não a sua empresa. Analisar questões sobre o conteúdo do seu site, a retenção dos usuários, o caminho feito dentro do site por cada usuário, além dos resultados obtidos pelo tráfego pago.
Conclusão
Analisar a taxa de rejeição do seu site nada mais é do que se colocar no lugar como dono da empresa e pensar “qual o meu objetivo com essa página?” e também se colocar no lugar do usuário e pensar “o que eu gostaria de ver nesta página?”.
Por isso, a análise de dados é importante e faz a total diferença em seu negócio. Definir seus objetivos, traçar as estratégias e avaliar os resultados obtidos é o que faz uma empresa ter sucesso a longo prazo.
Caso tenha alguma dúvida de como estruturar um bom site, pode entrar em contato que podemos conversar sobre o melhor para sua empresa.