Como o chatbot pode ajudar no atendimento da sua empresa

Como o chatbot pode ajudar no atendimento da sua empresa

Você já deve ter ouvido falar sobre chatbot, mas sabe o que é? Essa ferramenta promete melhorar o atendimento da sua empresa com o cliente, por isso ganha mais espaço nos ambientes digitais. Seja em sites, aplicativos de mensagens ou nas redes sociais, você já deve ter sido atendido por algum chatbot.

Mas como aplicar na sua empresa? Continue lendo este artigo para descobrir como o chatbot pode te ajudar.

O que é chatbot?

Chatbot é um robô que é configurado através da Inteligência Artificial e do Machine Learning. Essa configuração permite que o robô possa conversar com uma pessoa de forma mais personalizada onde é possível fazer um atendimento com o cliente. 

Pode ser simples, mas é preciso saber configurar para deixar tudo certo. Afinal, o principal objetivo do atendimento ao cliente por meio de um chatbot é proporcionar uma resposta mais rápida. De forma que essa interação permite que o robô armazene as informações e tenha uma interação melhor a cada chat aberto.

Você pode aplicar o chatbot em seu site, em aplicativos de mensagem como Facebook Messenger, Instagram Direct, WhatsApp e Telegram. Assim que um cliente enviar uma mensagem, ele terá a resposta imediata por conta do chatbot. Claro que o desenvolvimento da conversa pode ser feito por uma pessoa posteriormente, mas o chatbot pode ser configurado para fazer esse primeiro atendimento e encaminhar o cliente para o setor correto já com informações para quem o for atender.

Como o chatbot pode ajudar a sua empresa?

Se você escolheu colocar um chatbot na sua empresa é porque deseja melhorar o atendimento para seu cliente como também ter mais afetividade dos seus funcionários. Além disso, o chatbot pode ser bastante útil para sua empresa como veremos a seguir.

Atendimento ao cliente

Esse é o primeiro quesito que as pessoas relacionam com o chatbot e estão corretas. Afinal, o chatbot está disponível 24h por dia para tirar dúvidas do seu cliente de forma rápida, clara e assertiva. 

A depender da interação com o cliente e do nível de complexidade da conversa, todo o atendimento pode ser feito com o chatbot onde o cliente tem sua resposta de forma clara. Em outros casos, será o primeiro atendimento com o cliente antes dele ser encaminhado para o setor responsável. Mas, o atendente já terá informações para começar o atendimento e ajudar o cliente.

Suporte técnico

Ao usar um chatbot na sua empresa, você também pode deixar configurado algumas perguntas frequentes dos usuários, um manual de instrução e outras informações que são úteis para quem precisa de uma resposta imediata. Como também citamos, o primeiro atendimento pelo chatbot já facilita a pessoa que vai continuar esse atendimento porque já tem as informações que o cliente deseja.

Nutrição de leads

É possível também utilizar o chatbot para passar conteúdos para os leads. Através de mensagens com conteúdos relevantes, campanhas específicas ou até mesmo promoções relâmpagos. Uma forma de nutrir seus leads.

Vendas

Com a nutrição dos seus leads, o aumento da conversão em vendas pode acontecer. Já que você pode configurar de modo que o cliente realize uma compra de modo rápido, fácil e sem burocracia. E o pós-venda também é importante para que o cliente acompanhe o status de cada pedido.

Informações valiosas

Se o chatbot tem interação com o cliente, nutre os leads, permite esclarecer as dúvidas dos usuários e muitos mais, então ele terá dados dos seus clientes. Isso quer dizer que os dados ficam armazenados e você pode interpretar esses dados de modo que se tornem informações valiosas para sua empresa. 

Conclusão

A inclusão de chatbot na sua empresa permite que você utilize melhor a tecnologia ao seu favor. Com uso da Inteligência Artificial e do Machine Learning, sua empresa ficará à frente das concorrentes desde que você saiba como utilizar esta tecnologia ao seu favor. 

Lembre-se de que estamos em uma era onde a experiência do usuário deve ser colocada em primeiro lugar. Caso ainda tenha dúvidas em relação a esse assunto, entre em contato.

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