Como transformar dados em informações valiosas para seu negócio

Como transformar dados em informações valiosas para seu negócio

O marketing digital tem a maior vantagem que uma empresa pode ter na sua estratégia de marketing que é poder medir e analisar os resultados obtidos. Em um mundo cada vez mais competitivo, estudar seus clientes, acompanhar as tendências do mercado e manter-se atualizado é uma vantagem para as próximas decisões que resultem em sucesso da sua empresa.

Porém, vale ressaltar que os dados disponíveis contribuem para todas as áreas da empresa, como RH, financeiro, comercial, vendas, entre outros. Cada setor pode se beneficiar com os dados disponíveis de modo que busque melhorias em seus processos.

E como transformar dados em informações valiosas para seu negócio? É o que você vai conferir nesse post.

Qual a diferença entre dado e informação?

Apesar de serem utilizados como sinônimos, dado e informação tem suas diferenças. Dado é a informação bruta, apenas um valor, já informação é a interpretação do dado dentro de um contexto.

No marketing, você tem vários dados ao seu dispor. Por exemplo, número de acessos do site, cliques no anúncio, alcance, impressão e vários outros. No entanto, é preciso transformar esses dados em informação, interpretar cada métrica, fazer o cruzamento de dados e estudar tudo que foi feito para chegar aos resultados.

São diversos meios que você pode extrair esses dados, como:

  • Google Analytics;
  • Google Search Console;
  • Google ADS;
  • Facebook ADS;
  • Ferramentas específicas para gerar relatórios.

Como transformar os dados em informação valiosa?

Tenha em mente que informação é conhecimento, então use esse conhecimento a favor do seu negócio. Para isso, estabeleça algumas ações que contribuam para você ter acesso às informações valiosas para seu negócio.

Defina os objetivos 

São milhares de dados disponíveis em diversas ferramentas, mas isso não quer dizer que tudo vai ser útil para sua empresa. Aliás, uma maior quantidade de dados quer dizer mais tempo para analisar todas as informações.

Por isso, é importante definir quais os objetivos para a coleta e o tratamento desses dados. De forma que você irá focar em apenas dados que são úteis para os objetivos da sua empresa. 

Tenha KPIs adequadas para sua empresa

KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores-chave para determinar metas adequadas que estejam de acordo com a realidade do seu negócio. Seu objetivo é medir o desempenho do seu negócio a partir desse indicador, da meta estabelecida e do resultado alcançado.

Por exemplo, se você quer saber o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), basta dividir o investimento para a aquisição desses clientes pelo número de clientes adquiridos em um determinado período.

Os KPIs são ferramentas essenciais para as empresas medirem seus resultados e analisarem se seus objetivos estão sendo alcançados.

Integre as ferramentas de dados

Com tantos dados disponíveis de diferentes plataformas, o melhor é fazer o cruzamento desses dados. A partir daí, é possível gerar várias ideias para seu negócio. Ou seja, é transformar esses dados, de fato, em informações valiosas.

Ao fazer a integração de todas as suas mídias digitais, será possível ter uma visão mais completa da estratégia digital da sua empresa.

Instale uma cultura data driven

Treine sua equipe para ter uma cultura organizacional de coleta de dados em todos os setores da empresa.

A partir dessa cultura data driven será possível coletar e organizar os dados em todos os setores para transformar esses dados em informações reais e não baseadas em achismos.

Para isso, não se esqueça de treinar seus gestores para que eles contribuam com esse processo e entendam a importância dessa coleta de dados.

Então, quando vai começar a transformar seus dados em informações valiosas?

Pra ontem! Como foi possível perceber, é fundamental ter essas informações para o crescimento da sua empresa com dados reais que são coletados por meio de suas ações de marketing.

A partir de um conjunto de ferramentas, você pode conquistar e fidelizar seus clientes a partir das tomadas de decisões corretas. Além de contribuir, claro, com o crescimento da sua empresa.

Caso precise esclarecer mais dúvidas de como ter esses dados da sua empresa e transformar em informações valiosas, entre em contato.

Compartilhe esse Post:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Nossas Redes Sociais

Post populares

Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro das novidades!

Não te enviaremos SPAM!

Veja Mais

Posts Relacionados

Tráfego pago: 3 dicas para ter sucesso

De fato, o tráfego pago é uma estratégia essencial para qualquer negócio digital que busca aumentar rapidamente sua visibilidade e alcançar resultados mensuráveis. Por isso,