O Google Ads é uma das plataformas mais potentes para realizar tráfego pago e, por conta disso, você deve entender como leiloar as palavras-chave e baixar o CPL.
Tendo em vista a vasta chance de alcançar resultados positivos no Google Ads, é essencial entender como o tráfego nessa plataforma funciona.
Assim sendo, se você quer entender o que é o Leilão de Palavras-chave do Google Ads e aprender a baixar o CPL de suas campanhas, continue lendo este artigo.
Leilão de palavras-chave do Google Ads: O que é?
Antes de mais nada, o leilão de palavras-chave é o mecanismo pelo qual o Google determina quais anúncios serão exibidos em determinada busca, além de definir também a posição.
Assim, esse processo ocorre todas as vezes que uma busca é realizada pelo usuário.
Há diversos fatores que tornam esse leilão único, como:
Índice de qualidade (Quality Score)
Métrica baseada na relevância do anúncio, taxa de cliques esperada (CTR) e experiência do usuário na página de destino.
Impacto esperado
Recursos adicionais como os backlinks, hiperlinks, CTAs e snippets estruturados tornam o anúncio mais atraente.
Desse modo, a combinação desses fatores auxilia na determinação do Ad Rank, definindo a posição do anúncio e influenciando os resultados de pesquisas.
Estratégias para leiloar palavras-chave de forma eficiente
Após entender como funciona este processo fundamental para criar boas campanhas no Google Ads, é preciso também entender como formular uma estratégia eficiente para leiloar as keywords de interesse.
Por isso, aqui estão algumas estratégias fundamentais:
Pesquisas detalhadas de palavras-chave
Utilize ferramentas como SemRush, Ubersuggest, Planejados de Palavras-chave do Google e até o Google Trends para identificar termos relevantes para o seu público.
Além disso, priorize keywords de cauda longa (long-tail), isso porque elas tendem a ter uma menor concorrência e isso significa que os custos podem ser mais baixos também.
Grupos de anúncios bem estruturados
Outra coisa que é essencial é organizar suas palavras-chave em grupos de anúncios relacionados.
Isso melhora a relevância dos anúncios, aumentando o índice de qualidade e reduzindo custos.
Correspondências de palavras-chave
Escolha entre correspondência ampla, de frase ou exata para controlar melhor quais buscas ativam seus anúncios.
Combine com palavras-chave negativas para evitar cliques irrelevantes.
Como reduzir o CPL no Google Ads
O Custo por Lead (CPL) é uma das métricas mais importantes das campanhas de tráfego, sejam elas no Google ou Meta Ads.
Para baixar esse custo, é necessário realizar algumas ações para otimizar o uso do orçamento e dar maior visibilidade ao ROI (Retorno sobre o Investimento).
Aqui estão algumas dicas que poderão te ajudar a baixar o custo por lead de suas próximas campanhas:
Qualidade da página de destino
Uma página que converte é uma página estratégica, isso é um fato.
Por isso, priorize a otimização, o layout, mas também o carregamento da página.
Um processo rápido e limpo tende a oferecer uma experiência positiva para o usuário. Quanto melhor a experiência, maior a taxa de conversão e menor o CPL.
Teste diferentes criativos
Crie diferentes anúncios com diferentes layouts e copys para entender quais geram mais conversões e cliques.
Use CTAs claros, números, selos e benefícios quantitativos para atrair e reter a atenção do público.
Automatize com estratégias de Smart Bidding
Utilize lances automáticos, como Maximizar Conversões ou CPA Desejado, para otimizar os lances com base nos objetivos da campanha e no comportamento do usuário.
E aí, o que achou do conteúdo?
Para alcançar bons resultados no Google Ads é preciso bastante estudo para entender como a plataforma funciona.
Entretanto, um dos primeiros passos é compreender como o leilão de palavras-chave funciona.
Portanto, explore ferramentas de SEO para entender como o usuário se comporta e, desse modo, seus anúncios irão se tornar ainda mais atrativos.