Como analisar a jornada do seu cliente no marketing digital

Como analisar a jornada do seu cliente no marketing digital

Uma das melhores coisas do Marketing Digital é poder mensurar os dados, analisar os resultados e definir novas estratégias. Por isso, é fundamental saber o histórico do seu cliente antes dele ter feito a compra. Isso porque é interessante observar cada etapa para saber como esse comportamento pode ajudar nas suas vendas.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a jornada do cliente e como utilizar essa informação no marketing digital da sua empresa.

O que é a jornada do cliente?

A jornada do cliente é todo o caminho que o usuário percorre até efetuar a compra do produto ou adquirir um serviço. Ou seja, é o relacionamento que o cliente teve com a sua marca desde o primeiro contato, passando pela compra e o pós-venda.

No marketing, o principal objetivo de entender sobre esse caminho é entender o que o cliente procura a cada etapa da sua pesquisa. Tudo para que o conteúdo seja mais assertivo em cada etapa dessa jornada. De forma que seja possível elaborar diferentes estratégias para atrair, conquistar e fidelizar o cliente.

Essa abordagem não será para uma compra imediata, mas através de soluções oferecidas para o cliente. Assim, ele não vai identificar como uma propaganda do seu produto/serviço, mas vai criar um relacionamento com sua marca. 

Quais são as etapas da jornada do cliente?

As etapas podem ser várias e nem todos os clientes podem seguir as etapas na ordem, mas geralmente são essas:

  • Aprendizado e descoberta: o cliente ainda não sabe muito bem sobre o seu problema e o conteúdo da sua empresa deve ajudá-lo a descobrir;
  • Consideração da solução: o cliente já sabe sobre o problema que tem e está em busca de soluções;
  • Decisão de compra: o cliente está considerando a compra para resolver seu problema e sua empresa pode ajudá-lo a decidir pelo produto ou serviço;
  • Fidelização: após a compra, é a chance da sua empresa fidelizar o cliente e fortalecer o relacionamento com sua empresa. 

Para cada uma dessas etapas, é importante saber como abordar o cliente para que possa ter bons resultados na sua compra. 

Como mapear a jornada do seu cliente?

Antes de analisar a jornada do seu cliente, é importante que você defina suas personas. Isso vai te ajudar a entender o público que deseja alcançar e o público que está atraindo para sua os canais digitais da sua empresa. Afinal, é importante que você entenda sobre o seu cliente para que ele compre o seu produto ou adquira o seu serviço.

Para cada etapa da jornada do cliente, tem como fazer esse mapeamento.

Aprendizado e descoberta

Nesta primeira fase da jornada, a sua persona ainda nem sabe ao certo o problema que tem, então aqui ela ainda não está em busca de soluções. Porém, você pode oferecer conteúdos sobre o assunto de forma que ela se interesse mais e, quem sabe, considerar uma solução que você proponha.

Alguns formatos de conteúdo que você pode oferecer são: vídeos, blogposts, postagens em redes sociais, infográficos. O foco desta etapa não é a venda, mas oferecer conteúdos que agreguem valor para que o cliente considere mais o assunto.

Consideração da solução

Agora, a sua persona

Sua persona ainda não está pronta, mas tem várias dúvidas para serem resolvidas. Agora, você pode oferecer conteúdos mais ricos e relevantes para contribuir na tomada de decisão da sua persona. 

Alguns formatos mais recomendados nesta fase são: e-books, eventos online, blogpost.

Decisão de compra

Este é o momento que sua persona decide comprar, então o relacionamento com sua empresa já está criado. Pois, os conteúdos relevantes fazem a diferença para este momento. Então, agora é onde você mostra para a persona os motivos porque sua empresa é a melhor solução para ela.

Exemplos de formatos que ajudam na decisão da compra: depoimentos de clientes, cases de sucesso, carta de venda.

Fidelização

Não pense que o relacionamento com a persona acaba após a compra. É preciso manter seu cliente se relacionando com a marca. Afinal, um cliente fiel pode se tornar um grande defensor da sua marca.

Sendo assim, compartilhe as novidades com seu cliente, ofereça ofertas exclusivas, brindes personalizados são formas de manter a fidelização desses clientes.

Conclusão

Diante disso, é importante avaliar cada passo que o cliente percorre até a decisão de comprar na sua empresa. Toda experiência com a marca é o que determina o relacionamento que vocês vão construir.

Agora que você entende a importância desse assunto, gostaria de conversar mais? Entre em contato que posso te ajudar.

Compartilhe esse Post:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Nossas Redes Sociais

Post populares

Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro das novidades!

Não te enviaremos SPAM!

Veja Mais

Posts Relacionados

Tráfego pago: 3 dicas para ter sucesso

De fato, o tráfego pago é uma estratégia essencial para qualquer negócio digital que busca aumentar rapidamente sua visibilidade e alcançar resultados mensuráveis. Por isso,