A importância das tags para seus canais

Podemos organizar e classificar informações de diferentes formas, principalmente na internet. A forma mais comum no mundo da Web para essa organização é utilizar palavras-chave e relacionar os itens semelhantes. Essas palavras-chave são conhecidas como Tags ou metadados. Metadados são dados usados para classificar e organizar arquivos, páginas e outros conteúdos.

“Tag” é um termo em inglês que significa “etiqueta”. Na internet, as tags são palavras que ajudam na organização das informações, já que formam grupos que recebem determinada tag, o que facilita na busca de determinado termo.

O uso das tags é bastante comum e contribui para o ranqueamento do conteúdo nas buscas orgânicas. Afinal, as tags são utilizadas em diferentes canais como sites, blogs, fotos, vídeos, fotos, redes sociais e outros conteúdos que permitam essa utilização.

Como funcionam?

As Tags funcionam como palavras ou frases que classificam o conteúdo por meio dessas etiquetas, o que facilita a organização das informações e o conteúdo que a pessoa deseja encontrar.

Por exemplo, se você leu um artigo no blog com uma tag “marketing digital” e clicar sobre ela, vai encontrar os conteúdos que estão listados com essa tag. Ou quando uma pessoa termina de assistir um vídeo no YouTube, logo são sugeridos vídeos relacionados com o tema, de forma automática. Isso acontece por influência das tags.

Confira alguns meios que as tags são utilizadas e como contribuem para o crescimento do conteúdo.

Tags no Google

Como as tags são usadas em código HTML, contribuem para o ranqueamento no Google. Já que toda toda página tem em sua estrutura uma lista de tags e isso facilita na busca e organização dos conteúdos daquele site que possuem temas semelhantes. Assim, o processamento de busca fica mais rápido, o usuário tem uma melhor experiência e a permanência no site é maior.

Vale lembrar que o Google utiliza tags relacionadas aos textos e imagens, o que facilita a indexação do conteúdo e contribuem também no resultado das buscas. Por isso, é mais prático utilizar as tags no seu conteúdo. 

Tags em sites e blogs

Inicialmente, a forma mais comum de utilizar as tags na internet foi em textos. Assim que você relaciona uma tag em um texto de um mesmo site ou blog, os demais textos relacionados com essa tag são mais fáceis de serem encontrados. 

Nos sites e nos blogs, as tags costumam aparecer em algum canto, como “nuvens de tags”, com as palavras listadas nas tags daquele lugar e quais foram as tags mais utilizadas. Cada tag serve como link para listar os textos que utilizam daquela mesma tag. Ou seja, o conteúdo fica organizado e mais fácil de ser encontrado pelo usuário.

Tags em redes sociais

Com o aumento do uso das redes sociais, muitas aderiram também às tags. Para encontrar as tags nas redes sociais acontece por meio da hashtag, onde você escreve a palavra após o símbolo “#” cujo nome em inglês é hash.

Hashtags são utilizadas nos conteúdos para relacionar de acordo com o tema abordado e fica mais fácil de ser encontrado, além de verificar o que outros usuários comentam sobre o assunto. O uso das hashtags pode aumentar o número de visualizações ou até mesmo viralizar determinada postagem.

Importante ressaltar que os conteúdos nas redes sociais também contribuem para as pesquisas no Google e, com isso, aumenta o maior número de pessoas alcançadas pelo conteúdo das tags.

Tags em vídeos

As tags ganharam mais importância com o aumento do consumo do conteúdo em forma de vídeos. O YouTube é o principal meio onde as tags são uma ferramenta importante que contribuem para o crescimento. E, recentemente, o Instagram também começou a adicionar as tags nas suas pesquisas.

O uso das tags em vídeos é uma das principais estratégias de marketing de conteúdo já que consiste em adicionar palavras-chave de acordo com o conteúdo abordado, com o objetivo de facilitar o acesso do espectador. O que contribui no rankeamento de busca no YouTube.

Além do vídeo ser relacionado com outros vídeos do mesmo tema e ser indicado, de forma automática, para o usuário que assiste o conteúdo. O que, de certa forma, contribui para o crescimento do canal no YouTube.

O uso das tags é importante para sua estratégia

Com o crescimento dos conteúdos na internet e muita informação sendo criada e comentada pelos usuários, as tags tornaram-se muito populares. Elas permitem que empresas, criadores de conteúdo, consumidores e comentaristas usem e se relacionem com diferentes temas.

É por meio dessa rede de conhecimento que permite um maior alcance do seu conteúdo na internet. Afinal, o conteúdo organizado pelas tags envolve o usuário de tal forma que ele venha a se tornar um potencial cliente.

Então, você já utiliza as tags na sua estratégia de marketing digital ou vai começar a utilizá-las? Conte-nos sua experiência e, qualquer dúvida, pode entrar em contato.

Compartilhe esse Post:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Nossas Redes Sociais

Post populares

Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro das novidades!

Não te enviaremos SPAM!

Veja Mais

Posts Relacionados

Tráfego pago: 3 dicas para ter sucesso

De fato, o tráfego pago é uma estratégia essencial para qualquer negócio digital que busca aumentar rapidamente sua visibilidade e alcançar resultados mensuráveis. Por isso,