O tráfego pago e orgânico é uma importante ferramenta de impulsionamento dos conteúdos para mídias sociais.
Porém, existem duas modalidades de tráfego que são: tráfego pago e tráfego orgânico.
O tráfego é extremamente importante para pequenas e grandes empresas.
Então se você empreende ou deseja trabalhar no ramo digital, você deve obrigatoriamente saber as diferenças entre tráfego pago e orgânico.
Todavia, ainda há muitas dúvidas acerca do tema.
Por conta disso, vamos te explicar as maiores e principais diferenças entre ambos.
Mas antes, falaremos bem brevemente sobre cada um e sobre como eles funcionam.
Tráfego pago
O tráfego pago é um método que faz com que mais pessoas visitem um site por meio da publicidade paga.
Ou seja, uma estratégia de marketing que leva o consumidor a visitar o site de uma determinada marca, é na verdade, uma estratégia de tráfego pago.
Esse modelo de tráfego pode incluir publicidade paga por clique (PPC), por exemplo.
Por isso, ele é uma forma mais eficiente para atrair pessoas para algum site, podendo facilitar ainda mais a definição do público-alvo e gerar mais leads para a empresa.
Tráfego orgânico
Em relação ao tráfego pago, o orgânico é uma forma mais natural de fazer com que mais pessoas acessem um site.
Isso porque nesse modelo de tráfego há diversas formas de otimização dos mecanismos de busca.
Por haver diversas formas de otimizar os mecanismos de busca, como o SEO, o tráfego orgânico acaba sendo mais espontâneo.
O tráfego orgânico é visto por muitos como uma forma sustentável para atrair leads em longo prazo.
No início pode ser um pouco difícil, mas com as técnicas certas e persistência tende a dar muito certo.
Além disso, o tráfego orgânico têm taxas de rejeição menores que as taxas de tráfego pago.
Isso ocorre porque o modelo pago é direcionado para várias pessoas que podem gostar do conteúdo.
Já o modelo orgânico é acessado espontaneamente pelos usuários, pois o conteúdo é de qualidade e conseguiu chamar a atenção dele.
Principais diferenças
Agora que o conceito de cada formato de tráfego está claro, falaremos sobre as diferenças entre eles.
Custo
A diferença mais evidente entre tráfego pago e orgânico é o custo de realização de cada um.
Enquanto o tráfego pago necessita de grandes investimentos para ser realizado, o tráfego orgânico é gratuito.
Para empresas, o custo da modalidade paga é direto, pois as empresas precisam pagar por cada clique ou impressão das publicidades.
O tráfego orgânico, por outro lado, é gratuito, mas requer tempo e esforço para ser alcançado por meio de técnicas de SEO.
Velocidade
Outro fator importante que difere ambas as formas de tráfego é a velocidade dos resultados.
Como o tráfego pago tem mais publicidades, consecutivamente ele tende a dar um retorno mais rápido para o cliente, ele gera resultados quase que imediatamente.
Enquanto o tráfego orgânico gera resultados um pouco mais devagar.
Para o tráfego orgânico conseguir gerar resultados rápidos é necessário ter estratégias muito boas, ter uma otimização SEO muito boa para gerar leads.
Flexibilidade
As empresas conseguem ter maior controle sobre o tráfego pago, pois podem definir características específicas do público que pode gostar daquele conteúdo.
Por outro lado, o tráfego orgânico é mais geral, não dá para ter tanto controle sobre o público que irá acessar o conteúdo, pois ele é mais geral.
Qualidade
Quando se trata de qualidade, pode-se dizer que o tráfego orgânico é visto como mais vantajoso, porque ele é direcionado para os usuários que estão interessados em informações relevantes e que pesquisam ativamente.
Quando se trata da qualidade do tráfego pago, ele realmente é uma ótima ferramenta, no entanto os resultados podem ser um pouco inesperados.
Já que as pessoas que verão o anúncio não serão aquelas que pesquisam sobre o assunto, mas sim aquelas que têm as características que as empresas escolheram para verem as publicidades.
Qual dessas diferenças mais te chamou atenção?
Portanto, ambas as modalidades possuem vantagens e desvantagens.
Agora, cabe a você escolher aquela que mais vai te beneficiar e beneficiar o seu trabalho.
A melhor abordagem irá depender dos objetivos do site e da empresa.
Vale lembrar que o tráfego pago pode ser uma ferramenta útil para gerar resultados rápidos e atingir públicos específicos.
Enquanto o tráfego orgânico é uma maneira mais sustentável e de longo prazo de direcionar tráfego e melhorar as classificações nos mecanismos de pesquisa.