O que a atualização do Google Analytics 4.0 muda para seu site

O que a atualização do Google Analytics 4.0 muda para seu site

O Google Analytics é uma plataforma gratuita disponibilizada pelo Google onde você pode analisar os dados de quem acessa o seu site ou aplicativo. Seja qual for o seu objetivo, como promover uma marca, aumentar as vendas, divulgar informações, é preciso acompanhar esses dados. Pois, dessa forma será possível avaliar o resultado das estratégias feitas e definir quais serão os próximos passos.

A instalação da ferramenta em seu site é simples. Basta permitir o acesso do Analytics para seu site, obter e instalar um código de acompanhamento e a plataforma vai começar a recolher dados sobre o comportamento dos visitantes. A partir disso, você pode gerar seus relatórios.

Entretanto, como todas ferramentas precisam se adaptar às novidades do mercado e acompanhar as mudanças de hábitos do consumidor, o Google anunciou a versão Analytics 4.0.

As principais mudanças com essa atualização se mostram bastante interessantes para o seu dia a dia conforme os itens abaixo.

Nova interface

Uma mudança sutil que quase não dá para perceber, mas deixou a aparência mais limpa e com interface fácil de navegar. Com vários insights visíveis que facilitam o uso das informações a seu favor.

Controle mais detalhado através da monitorização cruzada de diferentes dispositivos

Cada interação de usuário é feita com qualquer evento anônimo e isso é coletado para gerar insights. A partir disso, é possível ter uma visão mais ampla e analítica dos dados já que são informações deixadas pelos seus visitantes.

Mais por meio da Inteligência Artificial (IA)

O uso da IA junto com o Machine Learning contribuem para prever o comportamento do usuário sem a necessidade do armazenamento de cookies. A ideia é que se tenha um monitoramento mais detalhado durante cada fase da jornada de compra do consumidor.

Maior integração com o Google ADS

A fim de melhorar o ROI de marketing, o Analytics agora tem a integração com o Google Ads e outras ferramentas, como o YouTube. Assim, vai ser possível criar anúncios específicos para cada fase da jornada de compra do seu consumidor.

Mudanças no índice da taxa de rejeição

Por não ser compreendida por muitos, o índice de rejeição sofreu várias mudanças. Como, por exemplo, a área de sessões engajadas se o usuário interagiu com a página, se ficou mais de 10 segundos, quantas vezes interagiu no site. Também é avaliado o tempo médio de engajamento e taxa de engajamento com as sessões visitadas. São valores que avaliam o comportamento geral do usuário e não somente da página em si.

Entre outras mudanças, temos:

  • Automatização de alguns eventos que antes eram feitos de forma manual;
  • Melhor controle de dados para se adequar a LGPD;
  • Relatórios mais segmentados de acordo com a jornada de compra;
  • Acesso a funis personalizados do seu consumidor.

As mudanças ainda acontecem de formas graduais e você ainda pode utilizar a versão anterior, já que ainda não foi definida uma data de encerramento da mesma. Mas, é importante que comece a utilizar a versão e os recursos do Google Analytics 4.0 para se adaptar e usufruir os melhores dados para suas estratégias de marketing.

Como essas mudanças afetam os dados do meu site?

A versão 4.0 do Google Analytics permite que você analise de forma mais precisa e assertiva os dados dos visitantes do seu site. Com isso, você poderá prever o comportamento de cada cliente durante sua jornada de compra.

Vale ressaltar que há a captação cruzada de dados, onde os dados serão coletados de forma mais global e aprofundado de cada visitante. Sem a necessidade de ter uma ferramenta para o site e outra para aplicativos já que vai estar tudo integrado.

A análise de dados no marketing é o melhor caminho para quem deseja aprimorar suas estratégias. Por isso, é necessário ficar atento às atualizações, novidades e tendências do mercado para oferecer a melhor experiência para o seu cliente.

Por isso, convido você a tirar qualquer dúvida sobre o Google Analytics ou outro assunto do marketing digital que possa ajudar o crescimento da sua marca.

Compartilhe esse Post:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Nossas Redes Sociais

Post populares

Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro das novidades!

Não te enviaremos SPAM!

Veja Mais

Posts Relacionados

Tráfego pago: 3 dicas para ter sucesso

De fato, o tráfego pago é uma estratégia essencial para qualquer negócio digital que busca aumentar rapidamente sua visibilidade e alcançar resultados mensuráveis. Por isso,