Como Criar e Otimizar Campanhas no Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta poderosa para fortalecer a presença digital, vender produtos e mais. Por conta disso, criar e otimizar campanhas através da ferramenta é fundamental. 

Entretanto, muitos usuários enfrentam dificuldades ao começar a utilizar o Adsense do Google, principalmente por apresentar certa dificuldade em entender o quê e como fazer. 

Por conta disso, neste artigo você encontrará o guia para criar campanhas de sucesso no Google Ads e alcançar seu objetivo no digital. Vamos começar? 

Google Ads: Criando campanhas do zero

Diferente de outras plataformas de anúncios, o Google Ads apresenta certa complexidade para os novos usuários. 

Isso se deve ao fato da plataforma ser muito completa e também por possuir termos que podem ser estranhos e/ou diferentes do usual. 

Mas, não se preocupe! Entender como ele funciona é simples. 

Porém, o melhor jeito de aprender é com a prática, concorda? Por isso, confira como criar sua primeira campanha logo abaixo. 

Objetivos 

Primeiramente, toda e qualquer estratégia deve ser pensada a partir do objetivo, não é mesmo? 

Por conta disso, antes de iniciar a estruturação do design, copy e pensar em valores para o anúncio, defina os objetivos. 

Alguns deles podem ser: 

– Aumentar o fluxo de vendas; 

– Gerar mais leads; 

– Aumentar o reconhecimento de marca;

– Promover um evento ou o lançamento de um produto. 

Há diversos tipos de objetivos e diferentes tipos de campanhas, mas entender o básico no início é fundamental. 

Assim sendo, objetivos claros ajudam a escolher o tipo de campanhas e definir os indicadores de desempenho (KPI)  que serão utilizados para medir os resultados. 

Tipo de campanha: Quais são? 

Além do que foi dito, o Google Ads, assim como outras plataformas de anúncios, oferecem algumas categorias para que o usuário possa alcançar seu objetivo. 

Conheça um pouco mais sobre cada uma delas abaixo. 

Pesquisa

Para atingir pessoas que estão buscando soluções específicas e que estejam relacionadas às suas palavras-chave. 

Por exemplo: Pesquisa sobre o Rodízio de carros em São Paulo. Neste caso, anúncios relacionados ao trânsito, a cidade e/ou ao Estado de São Paulo podem aparecer nos resultados de busca. 

Rede de Display

Esses anúncios são ideais para promover uma marca ou um produto enquanto os usuários navegam pela rede. 

Logo, um exemplo que pode te ajudar a entender como essa categoria pode funcionar é: Quando você lê um blog e ao lado alguns banners extremamente chamativos capturam sua atenção. 

Logo, percebe-se como esse tipo de anúncio pode ser interessante para alcançar pessoas de diferentes locais. 

Shopping

Além de tudo que foi dito, o tipo de anúncio “Shopping” é o mais conhecido e um dos mais eficientes. 

Geralmente, esse formato de campanha no Google Ads é utilizado para promover um produto específico, um site ou várias oportunidades de compra, assim como o nome diz. 

Portanto, uma marca de notebooks pode utilizar deste tipo de campanha para atrair a atenção do público para um novo produto, o catálogo no seu site, etc e, assim, realizar mais vendas. 

Como configurar orçamento e lances no Google Ads?

Após entender qual seu objetivo com a campanha e entender qual tipo será, é fundamental pensar no orçamento que está disponível para investir na meta definida. 

Por isso, você deve conhecer as opções disponíveis. Elas são: 

Orçamento diário

Este é, basicamente, o valor máximo que você quer gastar por dia.

Estratégia de lances

Como também é possível optar entre o Custo por Clique (CPC), Custo por Mil Impressões (CPM) ou Custo por Aquisição (CPA). 

Após definir se a estratégia será por lances ou por orçamento diário, você deve entender como funciona a busca e a utilização das keywords no tráfego pago.

Como fazer pesquise palavras-chave para tráfego pago?

De antemão, há diversas ferramentas disponíveis no mercado que podem ser utilizadas de forma gratuita, como também de forma paga para pesquisar as keywords estratégicas. 

Algumas das ferramentas são: 

– SemRush: Alguns usos diários + opções de assinatura 

– Ubersuggest: Alguns usos diários + opções de assinatura

– Planejador de Palavras-Chave: Opção gratuita 

– SEOquake: Extensão gratuita 

Desse modo, escolha palavras-chave relevantes, com boa relação entre volume de busca e concorrência.

Campanhas no Google Ads: Otimização que funciona

Logo depois de criar sua campanha, o trabalho de otimização é essencial para garantir um bom desempenho ao longo do tempo. Veja as melhores práticas:

Monitoramento das métricas principais

De início, definir os KPIs é fundamental para que após a criação da campanha os relatórios sejam mais objetivos e intuitivos.

Algumas das métricas mais usuais são: 

1. Taxa de cliques (CTR);

2. Custo por clique (CPC);

3. Conversões;

4. Retorno sobre investimento (ROI).

Use esses dados para identificar pontos de melhoria nas próximas campanhas e edite a atual conforme perceber a necessidade. 

Teste diferentes formatos de anúncios

Realize testes A/B para comparar:

  • Títulos e descrições;
  • Chamadas para a ação;
  • Imagens ou vídeos (no caso de campanhas visuais). 
  • Escolha os elementos que mais convertem e implemente-os em maior escala.

Ajuste a segmentação

Avalie se sua segmentação está atingindo o público certo. Caso necessário, refine:

  • Grupos etários;
  • Regiões geográficas;
  • Períodos do dia em que os anúncios serão exibidos.

Otimize o orçamento

Analise quais campanhas estão gerando maior retorno e redirecione seu orçamento para elas. 

Campanhas com baixo desempenho podem ter orçamentos reduzidos ou pausadas temporariamente.

Melhore a página de destino

Certifique-se de que as landing pages correspondam à promessa do anúncio. Elas devem:

  • Ser responsivas para dispositivos móveis;
  • Oferecer informações claras e relevantes;
  • Ter um design atraente e de fácil navegação.

Então, entendeu como criar melhores campanhas no Google Ads? 

O processo de criação das campanhas no Google Ads é, de fato, desafiador pois exige planejamento, monitoramento e estudo constante. 

Tendo em vista a velocidade com a qual a tecnologia evolui, é nítido que os consumidores também querem que os anúncios e a oferta de produtos/serviços sejam feitos com uma qualidade superior. 

Por conta disso, manter-se sempre atualizado com as políticas da plataforma e buscando compreender profundamente o seu público a tendência das suas criações são boas. 

Logo, leia os conteúdos disponibilizados no próprio Google para conhecer as boas-práticas e acompanhar as mudanças nas políticas de uso, por exemplo.

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