Busca por voz e SEO: Otimização para assistentes virtuais

Devido ao sucessivo avanço tecnológico a busca por voz e SEO estão sendo ainda mais importantes, principalmente quando se trata de assistentes virtuais.

As otimizações de motores de busca (SEO) estão adquirindo uma maior notoriedade, devido ao seu grande impacto em resultados orgânicos.

Em conformidade às mudanças no cenário digital, é essencial se adequar aos novos formatos de produção, bem como as novas técnicas para otimizar os conteúdos, isso pois os resultados serão melhores.

Por conta disso, neste artigo iremos explorar os principais tópicos sobre a busca por voz e SEO, desde o que são e como otimizar para assistentes virtuais. Quer saber mais? Então continue lendo!

SEO: O que é e qual a importância?

A sigla SEO se refere ao termo Search Engine Optimization que, na tradução literal, significa Otimização para Motores de Busca.

Nesse sentido, o SEO nada mais é que uma área do Marketing Digital voltada para a análise dos padrões de pesquisa das pessoas, bem como da análise de palavras-chave.

Assim sendo, há duas maneiras de otimizar conteúdos no geral que são: SEO On-Page e SEO Off-page.

Entenda a diferença entre ambos logo abaixo.

SEO On-page e Off-Page: Principais diferenças

O SEO On-page consiste em uma junção de técnicas que serão utilizadas na criação do conteúdo.

Alguns exemplos de aprimoramentos On-Page são: Uso de Palavras-Chave ao decorrer dos textos, respeitar a Hierarquia de Títulos, não usar frases longas e optar pela Escrita mais Objetiva e Persuasiva.

Já o SEO Off-Page possui outros aspectos, como o próprio nome já diz, são um conjunto de estratégias voltadas para “fora” do conteúdo em si.

Desse modo, algumas melhorias que são consideradas Off-Page são: Estratégia Link Building, Estratégias de Backlinks, Marketing de Conteúdo e outros.

Qual a importância do SEO para sites e redes sociais?

Além de tudo, o SEO é extremamente importante para aumentar a legibilidade do site, para obter uma melhor posição na SERP do Google e também para gerar tráfego orgânico de qualidade.

Atualmente, as áreas em que o SEO pode ser aplicado estão crescendo cada vez mais, principalmente nas mídias.

Assim, bem como as pesquisas de voz, o SEO tornou-se parte do cotidiano das pessoas.

Por isso, é de suma importância entender mais sobre como otimizar assistentes virtuais para busca por voz. Confira abaixo mais detalhes.

Assistentes virtuais e SEO: Como funcionam?

Esse aprimoramento do conteúdo é imprescindível, pois com a grande notoriedade de assistentes como Siri, Alexa e Google Assistente, as pesquisas por áudio tornou-se parte do dia-a-dia.

Mas, antes de tudo, é preciso ter uma noção clara de que as buscas por voz e o SEO que deve ser aplicado a elas é um pouco diferente.

Isso porque no SEO corriqueiro a segmentação de palavras-chave se baseia em long tails (caudas longas) e head tails (caudas curtas).

Porém, para esse novo tipo de otimização é crucial ter em mente que esse tipo de busca é realizado em tom de pergunta e com palavras do cotidiano formando sentenças completas.

Por exemplo, em pesquisas escritas a frase digitada é mais direta e objetiva, como: Restaurante italiano Florianópolis.

Já em pesquisas por voz o tom é mais amigável e menos direto, como: Quais são os melhores restaurantes de comida italiana para visitar em Florianópolis no dia dos namorados?

Percebeu a diferença?

Dicas para otimizar busca por voz com SEO

Agora que essa visão está nítida, entenda de uma vez por todas como otimizar seus conteúdos para que eles sejam os resultados das pesquisas por voz. Vamos lá?

1. Conheça o seu público-alvo

Primeiramente, conhecer o seu público-alvo é fundamental para começar a entender os padrões comportamentais dele.

Dessa maneira é possível “prever” como esses espectadores podem agir durante uma pesquisa convencional e uma pesquisa por voz.

Logo, segmentar palavras-chaves de cauda longa pode ser interessante de início para realizar testes e observar a reação do público, por exemplo.

2. Perguntas e respostas

Como dito anteriormente, as pesquisas por voz costumam acontecer em formato de pergunta.

Assim sendo, é interessante optar por criar conteúdo pensando nisso, como os FAQs.

Entretanto, também é interessante criar perguntas com respostas curtas. Isso porque as respostas oferecidas por assistentes virtuais geralmente são respondidas por voz.

Para que isso ocorra, é necessário que a resposta seja curta, na medida do possível, objetiva e útil.

3. Segmentação local

Grande parte das pesquisas realizadas através de assistentes virtuais são pesquisas que contém respostas locais, como: Quais são os melhores restaurantes italianos perto de mim?

Desse modo, é imprescindível optar por alguns conteúdos voltados para a localização do seu público-alvo para que o seu conteúdo seja facilmente encontrado nessas buscas.

Então, entender como funciona a busca por voz e a relação com SEO?

Entender a volatilidade e a rápida evolução dos motores de busca é crucial para acompanhar o desenvolvimento e entender as tendências futuras.

Portanto, não deixe de acompanhar nosso conteúdo para manter-se informado sobre as novidades do mundo digital, bem como conferir dicas para melhorar seu desempenho online.

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