Afinal, o que é gestão de tráfego?

Afinal, o que é gestão de tráfego?

Para ter ainda mais sucesso no meio digital, sua empresa precisa pensar em tráfego. Caso esse termo seja novo para você, saiba que tráfego é o fluxo de visitantes que chegam nos seus canais digitais. Site, redes sociais, aplicativo, e-commerce, por exemplo.

Uma boa estratégia precisa ter, como um dos seus objetivos, um bom posicionamento online para que tenha um bom tráfego.

Mas o que é Gestão de Tráfego?

É uma estratégia utilizada para aumentar o número de usuários nos seus canais digitais. Pode ser realizada pela equipe de marketing através do gestor de tráfego. O profissional cria os anúncios com públicos segmentados com objetivo de ter esse fluxo de visitas e analisar as métricas.

Com isso, em uma gestão de tráfego eficiente serão analisados quais canais digitais têm mais eficiência para sua empresa. Já que as visitas devem se converter em vendas e lucro para o seu negócio.

Tipos de tráfego

Existem vários tipos de tráfegos que devem ser considerados na sua estratégia, conforme mostra a seguir.

Tráfego pago

São os anúncios que você paga para aparecer nas plataformas, que podem ser feitos no Google, Facebook, Instagram, YouTube ou outros meios e geram tráfego para sua página. É um meio de aumentar o alcance de forma mais rápida e para um público segmentado.

A depender do objetivo, você pode trabalhar em diferentes campanhas e com orçamentos variados. O acompanhamento dos dados é feito em tempo real onde você pode analisar sempre que for necessário e fazer modificações para alinhar com seus objetivos. 

Por exemplo, o Google é um site onde geralmente as pessoas sempre buscam por algo com maior interesse e tem à disposição diversos sites. Então, é possível fazer anúncios de pesquisa baseados em palavras-chaves do seu negócio e atingir essas pessoas interessadas em seus produtos por meio do Google Ads.

Já no Facebook Ads, você pode fazer anúncios que vão aparecer no Facebook e/ou no Instagram já que você pode escolher o posicionamento e qual será o formato (Stories, Feeds, Artigos, etc.). Lá também é possível segmentar o público que vai ver seu anúncio, o tempo de veiculação e outros quesitos.

Tráfego orgânico

São as visitas realizadas em seu site através de pesquisas sem nenhum tipo de anúncio realizado. Geralmente, essas pesquisas são feitas em sites de buscas, como Google, que direcionam para o site.

Porém, para ter mais visitas dessa forma é preciso que seu site esteja com as palavras-chaves organizadas, bem estruturado para que tenha um bom posicionamento do Google e seja responsivo. Investir em conteúdo, como um blog por exemplo, é um bom caminho já que seu resultado é a médio e a longo prazo.

Tráfego direto

É aquele acesso quando o visitante digita o endereço do seu site e acessa diretamente sua página.

Tráfego Social

Quando você divulga seu link nas redes sociais e os visitantes acessam através das suas redes. 

Tráfego de Referência

É aquela visita que vem através de outro site que citou o seu conteúdo.

Tráfego de e-mail marketing

É o acesso realizado através do link que foi enviado em um e-mail marketing.

E quais as vantagens de investir em Gestão de Tráfego?

Abaixo confira alguns benefícios da gestão de tráfego para seu negócio.

  • Mais visitas: como já citado, o número de visitas aumenta e você pode trabalhar uma estratégia para o seu funil de vendas.
  • Mais vendas: se tem mais visitas, você pode trabalhar para converter seus visitantes em compradores.
  • Autoridade no meio: com um site bem estruturado e um bom posicionamento no Google, sua empresa se mostra como autoridade sobre os assuntos pesquisados relacionados ao seu negócio.
  • Tráfego qualificado: com as estratégias certas, o site vai receber visitas de pessoas que estão realmente interessadas no seu produto ou serviço.

Como fazer Gestão de Tráfego?

Se você realmente tem interesse e sabe que pode ter muitas conquistas com a gestão de tráfego, confira os próximos passos que devem ser feitos.

Entenda quem é seu público-alvo

Qual o público que você deseja alcançar? Faixa etária? Gênero? Profissão? Onde vivem? Quais os problemas? São algumas perguntas que você deve responder para conhecer seu público-alvo e ser mais assertivo para a gestão de tráfego.

Faça um planejamento

Você pode ter um ou mais objetivos na estratégia de tráfego. Conquistar novos clientes, fidelizar os clientes existentes, aumentar a visibilidade, entre outros. Ou seja, elabore um planejamento para trabalhar de acordo com a jornada de compras dos seus visitantes.

Acompanhe os dados

Não adianta elaborar uma estratégia, realizar campanhas e não acompanhar os números. Essa análise dos dados também faz parte da sua estratégia, já que as métricas são essenciais para a otimização das campanhas de tráfego.

Sempre tenha estratégias

Manter sua estratégia ou elaborar uma nova sempre que for necessário, mas nunca deixe de pensar na gestão de tráfego dentro do seu negócio. Como já foi dito, é essencial que você tenha na sua estratégia de marketing digital.

Ainda tem alguma dúvida? Fale comigo que posso te ajudar.

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