A privacidade de dados é fundamental para a proteção de pessoas físicas, empresas e para estar de acordo com as leis digitais existentes.
Após o crescimento célere do ambiente digital, muitos erros e compartilhamentos indevidos de dados ocorreram e causaram prejuízos.
Por conta disso, leis e medidas de proteção passaram a ser buscadas com uma maior frequência.
Com o tráfego pago não é diferente, há a necessidade real de se proteger e proteger seus leads.
Portanto, neste artigo iremos abordar alguns pontos de extrema importância para garantir a melhor gestão das informações, sem gerar prejuízos a si ou a terceiros. Vamos começar?
Privacidade de dados no Tráfego Pago: O que é?
O tráfego pago consiste na “compra” de espaços digitais para anunciar em plataformas, no entanto essa compra só é realizada após o possível cliente realizar a ação desejada.
Para isso, é fundamental que o mesmo forneça algumas informações pessoais, como localização, idade, comportamento digital e mais.
Essas informações são importantes para gestores e empresas entenderem melhor o seu público e conseguir melhorar resultados internos.
Porém, possuir e utilizar esses dados aumenta a responsabilidade da empresa, que deve seguir as normas estabelecidas na legislação vigente para evitar vazamentos e uso indevido.
Por isso, medidas de segurança devem ser adotadas, como forma de garantir que essas informações sejam coletadas, armazenadas e utilizadas de maneira ética e segura.
Dessa maneira, é fundamental agir em conformidade com as legislações, como o GDPR e LGP.
Como o tráfego pode comprometer a privacidade?
Os dados sensíveis devem ser manuseados com parcimônia e muita sensibilidade para evitar que danos ocorram, como:
1. Vazamento de dados
Em empresas que o uso de blockchain, por exemplo, não é implementado, as informações sensíveis de usuários podem ser acessadas por terceiros de maneira mal-intencionada, o que pode ocasionar roubo de identidade, fraudes e mais.
2. Compartilhamento não autorizado de dados
Algumas plataformas podem compartilhar os dados coletados com parceiros comerciais ou outras partes interessadas sem o consentimento adequado dos usuários, violando a privacidade destes.
3. Uso indevido de informações
Ao obter acesso a grandes volumes de dados, é possível que empresas utilizem as informações de maneiras que vão além do propósito original, como remarketing invasivo, spam ou manipulação de preferências.
Dicas de proteção digital
Proteger os dados dos usuários em campanhas de tráfego pago é essencial para a reputação e o sucesso de qualquer negócio.
Abaixo estão algumas estratégias recomendadas para garantir a privacidade de dados no tráfego pago:
1. Cuidado com plataformas
Antes de iniciar qualquer campanha de tráfego pago, é fundamental escolher plataformas de publicidade que sigam boas práticas de segurança e privacidade.
Opte por empresas renomadas e que respeitem regulamentações como a GDPR e a LGPD.
Verifique se essas plataformas possuem certificados de segurança e políticas claras sobre o uso de dados dos usuários.
2. Obtenha o consentimento do usuário
Uma das exigências das leis de privacidade é que as empresas obtenham o consentimento explícito dos usuários antes de coletar e processar suas informações.
Garanta que sua página de destino ou website tenha um aviso claro sobre o uso de cookies e que o consentimento seja devidamente registrado.
3. Medidas de segurança cibernética
Assegure que todos os dados coletados através de campanhas sejam protegidos com medidas como criptografia, firewalls e servidores seguros.
Além disso, revise regularmente suas políticas de segurança para identificar vulnerabilidades e manter-se atualizado com as melhores práticas do setor.
Então, preparado contra ameaças de dados?
Privacidade virtual é um tema bastante crescente no mundo digital, tendo em vista os desgastes que uma falha pode causar aos usuários e as empresas.
Por isso, estar sempre atento a novas medidas de segurança é fundamental para manter-se seguro e assegurar também seus clientes.